Header Ads

O que aconteceu com o futebol italiano?

Precisamos falar de futebol italiano. O Calcio que sempre foi um dos campeonatos mais tradicionais da Europa vem, há anos, deixando a desejar. O campeonato italiano apareceu nas telas brasileiras pela primeira vez no final dos anos 80, mais precisamente na TV Bandeirantes e a partir daí conquistou uma fervorosa massa de telespectadores que se apaixonaram pelos grandes times de estrelas da época.

A ERA DE OURO

A década de 80-90 foi a era de ouro do Calcio, os times eram verdadeiros esquadrões e os melhores jogadores do mundo jogavam na Itália. Já a partir dos anos 2000, o campeonato foi perdendo sua força e a Premier League chegava para disputar a colocação de liga mais importante do mundo.

Foto: Reprodução/ Old School Papini
Maradona e Platini juntos.

O COMEÇO DO DESASTRE

Logo em 2006 houve a grande polêmica de corrupção do Calciopoli. O jornal Gazzetta Dello Sport publicou escutas telefônicas ilegais do diretor geral da Juventus, Luciano Moggi, onde reclamava da arbitragem após uma derrota em Turim. E não parou por aí, mais escutas foram reveladas gerando o verdadeiro caos na Itália. O julgamento final foi dado: a Fiorentina perdia 15 pontos, o Milan 8 e a Lazio 7 pontos, enquanto a Juventus estava oficialmente rebaixada a Série B, na qual começaria com 9 pontos a menos.

Após cair, a Juventus perdeu muitos jogadores importantes para o time, mas se reergueu voltando a Série A no ano seguinte como campeã da segunda divisão. Por outro lado, as consequências do Calciopoli não se resumiram a Velha Senhora, a liga italiana passou a ser má vista por investidores, que se recusavam a investir numa liga recheada de escândalos.

Já em 2008, a crise econômica europeia atingiu em cheio a Itália, o que acabou respingando mais uma vez no futebol. Com isso, muitos jogadores deixaram o Calcio rumo a ligas igualmente fortes como a alemã, espanhola e inglesa.

A CRISE NA AZZURRA

A crise também afetou a seleção italiana e desde então, a saída encontrada foi a naturalização de estrangeiros como é o caso de Eder que nasceu no Brasil, mas possui cidadania italiana. Esse fato gerou um alvoroço e o líder da Liga do Norte - declaradamente contra a União Europeia e imigrantes - Matteo Salvini, declarou em seu Twitter: “somente italianos na Azzurra”. 

Depois da Copa do Mundo de 2014, a seleção passa por um momento de reformulação assim como o futebol praticado na Itália. Hoje, Giampiero Ventura - ex-técnico do Torino e atual técnico da seleção - já conta com um mix entre jovens talentos e experiência a sua disposição. 


Foto: Reprodução/Twitter oficial
Dani Alves, Dybala e Cuadrado celebram gol na vitória por 1x0 contra a Sampdoria

O MOMENTO ATUAL

Passado o escândalo do Calciopoli, a Juventus se reergueu e desde então a Serie A TIM vive um período de hegemonia bianconera, na qual já busca seu sexto título consecutivo e, ao longo dos anos vem se apresentando como uma grande força nas competições europeias, tendo a melhor defesa do mundo. Clubes tradicionais como Milan e Internazionale estão nas mãos de investidores e em breve, tendem a serem reerguidos. 

O campeonato italiano também conta com outros destaques. A Roma, vem crescendo depois da volta de Spalletti e briga na parte de cima da tabela junto do Napoli, que soube aproveitar os 90 milhões de euros da venda de Higuain para a Juventus e está se reerguendo. Outro ponto a destacar é o Sassuolo, que alcançou seu melhor desempenho na história da Serie A TIM na última temporada, ficando em sexto lugar e traz em seu elenco, a joia do futebol italiano: Domenico Berardi. 

Por fim, ainda há uma luz no fim do túnel com a reeleição do presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Carlo Tavecchio. Com apoio dos grandes clubes do país, ele segue com a campanha da candidatura italiana de sediar a Euro 2028, o que motivou a maior parte dos clubes a construírem e reformarem seus estádios, chamando atenção da Europa e de possíveis investidores. Dessa forma, o futebol italiano tende aos poucos a voltar a ser o que era antes: uma potência europeia.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.