Header Ads

O dia em que OVNIs sobrevoaram o céu da Toscana e interrompera um Fiorentina x Pistoiese


Há mais de 60 anos, numa tarde de outono do dia 27 de outubro de 1954, o estádio Artemio Franchi, em Florença, foi palco de um espetáculo histórico. E não foi dentro das quatro linhas. Durante a partida amistosa entre Fiorentina x Pistoiese, cerca de 10 mil pessoas foram espectadoras do maior avistamento de OVNIs já registrado.



Por volta das 14h20 daquele dia, quando estava em seu segundo tempo, a partida foi interrompida pelo árbitro. Em seu relato, o apitante disse que suspendeu o jogo "porque os espectadores viram algo no céu". Àquela altura os presentes no estádio encontravam-se observando atônitos o que estava acontecendo: cerca de 20 objetos não identificados sobrevoavam o céu da Toscana.

Ardico Magnini, Ronaldo Lomi e Romulo Tuci com o torcedor Gigi Boni (segundo à esquerda)
Me recordo claramente dessa visão incrível. Eles estavam se movendo muito rápido e então simplesmente pararam. Eu diria que lembravam charutos cubanos, pela maneira como se pareciam. Creio que eram extraterrestres. Isso é o que eu acredito, não há outra explicação que possam me dar", disse Gigi Boni, torcedor da Fiorentina e testemunha ocular do fato, em entrevista à BBC.

Também à BBC, o zagueiro Ardico Magnini, lenda da squadra viola, deu sua versão sobre o acontecido. "Era algo que parecia um ovo e se movia lentamente, lentamente, lentamente... Todos estavam olhando para cima e havia algo brilhante no céu, prateado e brilhante... Estávamos impressionados, nunca tínhamos visto algo desse tipo no céu".

A dança dos objetos voadores durou poucos minutos. Após se exibirem de forma simétrica sobre o estádio, os OVNIs rumaram para o sul de Florença. Meia hora depois do espetáculo uma espécie de fio em um material pegajoso caiu do céu. Na ufologia, tal fenômeno é conhecido como "Cabelo de Anjo".

Questionado sobre o caso, Roberto Pinotti, presidente do Centro Nacional de OVNIs, disse que, hoje questionável, tal fenômeno era compreensível para a época. "Naquela época os jornais falavam sobre marcianos. Claro, agora sabemos que isso não é assim, porém poderíamos concluir que foi um fenômeno inteligente, um fenômeno tecnológico, um fenômeno que não podemos vincular a algo que sabemos que está na Terra"

Jornais da época relatavam inúmeros avistamentos na Itália
Porém, para as autoridades não houve nenhum fenômeno UFO sobre o Artemio Franchi. Em sua explicação, o governo disse que os supostos OVNIs nada mais eram que aviões militares realizando exercícios próximos ao estádio. Sobre o "Cabelo de Anjo", os cientistas deram uma explicação no mínimo curiosa: aranhas. Havia uma migração dos aracnídeos do sul para o norte deixando um rastro enorme de teias por Florença. À luz do sol, as teias reluziam brilhantemente produzindo o efeito relatado pelos presentes.

Mesmo com toda explicação técnica dada pelas autoridades, Romolo Tuci, capitão do Pistoiese, se mantém convicto de que o que viu naquele outono de 1954 era algo de outro planeta. "Eu estava muito curioso e também muito, muito feliz. Nessa época falávamos muito sobre alienígenas, OVNIs, e nós tivemos essa experiência, nós vimos, ao vivo, de verdade. Eu realmente acredito que eram seres de outra galáxia. Estávamos no estádio e vimos. Foi algo grandioso".



Passados mais de 60 anos, a comunidade do futebol mantém viva as memórias daquele 27 de outubro. Torcedores fervorosos da Fiorentina acreditam que os extraterrestes vieram à Terra prestigiar a squadra viola que assombrava a Velha Bota à época. A título de curiosidade, a partida terminou em goleada para o time da casa: 6 a 2.

Particularmente, não só acredito na presença deles no Artemio Franchi, como também acredito que eles deixaram alguns dos seus caminhando entre nós. Ou vocês acham mesmo que Messi e Cristiano Ronaldo são desse planeta?

Esse texto é uma autoria de Volta Pra Marcar!, colaborador do Camisa Vinte e Um.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.